top of page

Brazilian community

Initiatives and organizations to support the Brazilian community in Germany.

Bandeira do Brasil

Abá e.V. - Arbeitskreis für Menschenrechte

A Abá e.V. é uma associação sem fins lucrativos, cuja base é a defesa dos Direitos Humanos. Sua diretoria é composta por três brasileiras.  Ela atua em três áreas que se interligam: 1) participação social e política de imigrantes na Alemanha: cursos gratuitos de alemão, orientação para imigrantes, principalmente mulheres: por ex.: atendimento de casos de violência doméstica, e encontros de mulheres e formação política. 2) Política de desenvolvimento: projetos e palestras sobre a relação da América Latina e Alemanha no que se refere à sustentabilidade e meio ambiente. 3) Projetos de apoio no Brasil para o povo indígena Guarani e Kaiowá, como abastecimento de água, ex. construção de poços artesianos, bem como o apoio à organização de mulheres indígenas.

Site: https://aba-ev.org

Instagram: https://www.instagram.com/abafrankfurt/

Facebook: https://www.facebook.com/aba.e.V.Frankfurt/ 

 

Aquarela Frauengruppe e.V.,

Associação sem fins lucrativos voltada para mulheres imigrantes na região de Wolfsburg.

Propósito: acolher, facilitar o processo de integração (social e à Alemanha) e fornecer ferramentas para que as mulheres alcancem autonomia.

Oferecemos encontros periódicos, cursos de alemão, rodas de conversa e lives informativas, atividades voltadas para o bem-estar da mulher, herança cultural e promoção da diversidade.

Site: https://pt.aquarelafrauengruppe.org

E-mail: info@aquarelafrauengruppe.org 

Instagram: https://instagram.com/aquarelafrauengruppe

Facebook: https://facebook.com/aquarelafrauengruppe 

Cel.: +49 1575 3617234

 

Associação Grupo OMBRO AMIGO

A nossa experiência em viver num novo país, fora da nossa pátria Brasil, foi o que nos trouxe até este projeto. Sabemos o quão difícil e desafiador pode ser esta nova jornada. Nossos sonhos e nossas aspirações podem não se concretizar como planejamos, gerando muitas vezes sentimentos como, tristeza, solidão e insegurança que nos fazem sofrer. Diante disto, o Grupo OMBRO AMIGO foi idealizado.Somos voluntários interessados em apoiar brasileiros que estão chegando na Alemanha ou que já moram neste país e que no momento precisam de um ombro amigo, ser ouvido(a) e se sentir compreendido(a), sem julgamentos na situação vivenciada. Através de um bate-papo gostaríamos de proporcionar um pouco de conforto e acolhimento para que atravesse esta fase com resiliência, superando-a com mais leveza. Olhe, não somos profissionais de psicologia, mas podemos ser seu OMBRO AMIGO

E-mail: ombroamigo.br.alemanha@gmail.com  Instagram: ombroamigo.br.alemanha  Facebook: Ombro Amigo BR/Alemanha

 

Carlotas gemeinnützige GmbH

Empresa social sem fins lucrativos que tem como propósito levar a mulher migrante para o centro da sociedade alemã por meio de capacitação, informação e networking para geração de renda. Nossos cursos, eventos, serviços e campanhas focam nos quatro pilares da integração: cultural, social, estrutural e emocional.

Site: https://carlotas.org/DE/ 

E-mail:

Instagram: https://www.instagram.com/carlotas_mulheres/ 

Newsletter: https://bit.ly/Programa_CarlotasMulheres 

Área de atuação: toda a Alemanha. Sede em Munique

 

Continuidade Podcast

Podcast e conteúdos sobre os aspectos emocionais, sociais e educacionais da migração, realizado por duas psicólogas e uma educadora, que residem no norte da Alemanha (Bremen e Hamburg). Atualmente, também conta com iniciativas de workshop para mulheres imigrantes (sobre identidade, relacionamentos e diálogos antirracistas) e de formação/ grupo de estudos para psicólogos interculturais. 

Site: https://continuidadepodcast.com/

E-mail: continuidadepodcast@gmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/continuidadenaimigracao/

Link para as diversas plataformas onde escutar o podcast (Spotify, Google podcast, Apple Podcast, Deezer e pelo site do Continuidade): https://linktr.ee/continuidadepodcast

 

Grupo Mulheres do Brasil 

Núcleos em Düsseldorf, Berlim, Munique, Frankfurt e Wolfsburg

Criado em outubro de 2013 por 40 mulheres executivas de diferentes segmentos, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. 

Hoje, o grupo é composto por uma rede política e apartidária, com mais de 113 mil mulheres em núcleos espalhados no Brasil e no exterior. Formado por um grupo heterogêneo, de diversas classes sociais e profissões, com os mesmos objetivos em comum: estimular o protagonismo feminino, fazer parcerias e elaborar planos de ação – sempre de forma apartidária - são a essência do nosso trabalho.

Atuamos em parceria com diferentes esferas de poder para fomentar a adoção de políticas afirmativas e eliminar as desigualdades de gênero, raça e condição social.

Na Alemanha, nosso principal foco é o acolhimento, integração e apoio à autonomia feminina.

 

Grupo Mulheres do Brasil e.V. - Núcleo Düsseldorf 

(Associação criada em 2020)

Contatos: 

https://www.instagram.com/grupomulheresdobrasildus

https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/nucleos/duesseldorf/

https://m.facebook.com/342968606326443/

 

Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Berlim

(Iniciativa criada em 2021) 

Contatos:

Instagram:

https://instagram.com/grupomulheresdobrasilberlim?igshid=ZjE2NGZiNDQ=

Facebook:

E-Mail: berlim@grupomulheresdobrasil.org.Br 

Cel.: +4915115229797 Susanne Neumann

 

Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Frankfurt

(Iniciativa criada em Maio de 2019)

Contatos:

E-Mail : frankfurt@grupomulheresdobrasil.org.br

Instagram : https://www.instagram.com/grupomulheresdobrasilfrankfurt 

Facebook : https://www.facebook.com/grupomulheresdobrasilfrankfurt 

Whatsapp : +49 01721023217 - Fernanda Giannini


 

Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Wolfsburg

(Iniciativa criada em Out.2020)

Contatos: 

Instagram: https://www.instagram.com/grupomulheresdobrasilwolfsburg/

Facebook: https://www.facebook.com/grupomulheresdobrasilwolfsburg 

E-Mail: wolfsburg@grupomulheresdobrasil.org.br 

Cel.: +49 1575 3617234


 

Grupo Mulheres Rhein-Neckar/Comunidade UMA (União das Mulheres na Alemanha)

Iniciativa migracional com o escopo de apoiar mulheres falantes de língua portuguesa na Alemanha. Sua maior concentração é na região do Rhein-Neckar, porém temos integrantes da Alemanha inteira.

Missão: Garantir acolhimento, integração, interações sociais, promoção de talentos e empreendedorismo, fomentando o senso de comunidade e a interculturalidade das mulheres que tenham o português como língua materna.

Nossos projetos existentes: Mala de Herança Rhein-Neckar, Clube do Livro Rhein-Neckar, projetos solidários, combate e acolhimento às vítimas de violência doméstica, curso de alemão, bem como interação dentro do grupo fechado de Whatsapp.

Instagram: https://www.instagram.com/mulheresrn/

 

IMBRADIVA Iniciativa de Mulheres Brasileiras contra Discriminação e Violência. 

Somos uma OnG ecofeminista interseccional.

Nosso feminismo é antirracista e contra todas as outras formas de discriminaçao.

Nosso ativismo também preza pela sustentabilidade e estamos em processo de transição zero waste, redução total de

lixo e desperdício em todos os nossos projetos.

Estamos em constante aprendizado e sempre almejamos a coerência entre teoria e prática.

Somos uma Iniciativa de Mulheres Brasileiras, IMBRADIVA e.V., fundada por brasileiras e alemãs e registrada, desde 1998, como organização sem fins lucrativos. Orientamos e apoiamos migrantes de língua portuguesa no processo de integração à sociedade alemã. Nosso trabalho preconiza a não-violência de gênero e a valorização da mulher migrante, além de incentivar uma contínua interação - fundamental para uma integração sustentável - entre migrantes e locais.

Tendo como valioso recurso o engajamento de voluntári@s, nossos projetos favorecem o entendimento entre os povos, sensibilizando-os a diferentes hábitos e culturas. A IMBRADIVA tem sede em Frankfurt am Main, mas atende em âmbito nacional e transnacional, em cooperação com diversos países europeus e com o Brasil.

*O governo brasileiro, através do consulado brasileiro em Frankfurt am Main, pode apoiar a IMBRADIVA divulgando nosso trabalho e financiando projetos da IMBRADIVA,  que vão desde seminários sobre temas específicos a pessoas migrantes de língua portuguesa  até aconselhamentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e exposições de arte de mulheres artistas com histórico de migração na Alemanha.

Insta: @imbradivaev

Site: www.imbradiva.org

Email: mail@imbradiva.org


 

Janainas e. V

Janainas e.V. é uma associação de imigrantes fundada por mulheres brasileiras em Berlim em setembro de 2018, inicialmente como um coletivo de mulheres. A organização foi registrada como uma associação sem fins lucrativos em junho de 2019 e tem como objetivo dar às mulheres migrantes a oportunidade de reidentificar-se com suas habilidades, de confiar nos pontos fortes que elas têm e de ser capazes de usar esses pontos fortes e competências para melhor inclusão. 

Site: Janainas.org

E-mail: info@janainas.de

Instagram: Janainas_org


 

Revibra - Rede europeia de apoio às vítimas brasileiras de violência doméstica

A Revibra é uma organização internacional da sociedade civil com núcleos em países europeus e no Brasil. É voltada para comunidade de pessoas brasileiras migrantes e atua de forma interseccional no combate ao racismo e a discriminação de gênero. Na Alemanha atuamos com atendimento à comunidade (especialmente mulheres migrantes em disputas internacionais de guarda e casos de violência de gênero e discriminação antimigrante), advocacy, campanhas públicas e treinamento. 

https://linktr.ee/revibraeuropa

 

Viola - apoio a mulheres vítimas de violência doméstica

(da empresa social sem fins lucrativos Lebenswelt)

Um serviço de aconselhamento, onde as mulheres que foram afetadas pela violência doméstica encontram apoio e orientação, no esclarecimento de sua situação pessoal e no desenvolvimento de suas próprias perspectivas.

As mulheres são aconselhadas sobre questões jurídicas e financeiras. Isto também é possível para as áreas de direito de família, direito migratório e direito social.

Se desejado, a mediação e o acompanhamento a instituições de proteção , autoridades, terapias, etc.,também é possível.

O aconselhamento é oferecido em várias línguas, inclusive em português. O serviço é gratuito

Tel.: 030 4502 1604

E-Mail: viola@lebenswelt-berlin.de

Endereço: Stadtteilzentrum „Haus am See“
Stargardtstraße 9
13407 Berlin
U8: Franz-Neumann-Platz

https://www.lebenswelt-berlin.de/39-jugendhilfe/projekte/aktuelle-projekte/928-viola-fuer-ein-selbstbestimmtes-und-gewaltfreies-leben

bottom of page